O universo expandido de League of Legends surpreendeu e encantou desde a estreia de Arcane.…
Dia da Justiça: 10 documentários sobre crimes reais
Crimes reais têm servido de inspiração para várias obras do entretenimento mundial. Os true crime buscam recontar casos emblemáticos e nos fazem questionar se realmente existe justiça no sistema judiciário.
Hoje, 8 de dezembro é comemorado no Brasil o Dia da Justiça. A data tem o objetivo de homenagear o Poder Judiciário brasileiro e todos os profissionais responsáveis em fazer com que a justiça seja cumprida com imparcialidade. Ironicamente, hoje completa uma semana que está acontecendo o julgamento do incêndio da Boate Kiss, tragédia que matou 242 pessoas e deixou mais de 600 feridos em Santa Maria, Rio Grande do Sul, isso à 9 anos atrás.
O crime já ganhou uma denuncia à lentidão da justiça e à impunidade dos réus através do livro Todo dia a mesma noite, da jornalista Daniela Arbex, o qual ganhará uma minissérie da Netflix. Com as gravações previstas para o início de 2022, a minissérie de cinco episódios fará a reconstrução ficcional dos eventos de 27 de janeiro de 2013. Ainda sem data prevista para estreia, a produção será batizada com o mesmo nome do livro e terá a autora como consultora de roteiro.
Enquanto a minissérie não fica pronta, o M+ listou 10 séries documentais incríveis para vocês maratonarem:
1. Elize Matsunaga – Era Uma Vez um Crime
Em 2012, um crime chocou o Brasil: o assassinato e esquartejamento de Marcos Matsunaga, CEO e herdeiro das indústrias Yoki, pela sua esposa, Elize Matsunaga. Apesar de ser assassina confessa, essa é a primeira e única entrevista de Elize, o que causou mais curiosidade por parte dos telespectadores.
No documentário descobrimos mais sobre a infância de Elize e ouvimos as diferentes versões do crime. A minissérie esclarece o machismo no julgamento do caso Yoki, além de mostrar como a mídia pode influenciar na condenação de um crime.
Além do documentário, o crime ganhou um livro pelo jornalista Ullisses Campbell intitulado Elize Matsunaga: A mulher que esquartejou o marido.
- Minissérie documental de 4 episódios
- Disponível atualmente na Netflix
2. As 24 Personalidades de Billy Milligan
O documentário aborda inédita absolvição em caso de estupro. O documentário acompanha um estuprador em série que aterrorizou os EUA na década de 1970. Durante o julgamento, seus advogados alegaram insanidade, argumentando que Billy sofria do Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI) e teria 24 personalidades. A produção possui diversos depoimentos: de policiais, psicólogos e psiquiatras que acompanharam toda a investigação, além dos familiares que acreditavam na inocência de Milligan. Uma história com tantas voltas que te prende do início ao fim. Ponto positivo pra imparcialidade dos depoimentos.
Vale ressaltar que Billy Milligan serviu de inspiração para o filme Fragmentado, estrelado por James Mcavoy. O longa acompanha Kevin, um homem com 23 personalidades distintas que sequestra três adolescentes.
- Minissérie documental de 4 episódios
- Disponível atualmente na Netflix
3. Em Nome de Deus
Investigação revela como médium mais famoso do Brasil – João de Deus, escondeu centenas de abusos sexuais e outros crimes graças a uma rede de proteção que combinava fanatismo, violência, fama e poder.
Documentário tem como ponto de partida as investigações que levaram às primeiras denúncias feitas no programa Conversa com Bial, em 2018. Na época, mulheres revelaram que foram abusadas sexualmente pelo médium João Teixeira de Faria, o João de Deus, ao buscar tratamento espiritual em Abadiânia, interior de Goiás. Após a exibição do programa, centenas de outras denúncias contra o curandeiro foram registradas, ao mesmo tempo em que crescia a repercussão e a perplexidade em torno do caso.
A história ganhou mais de um documentário, a Netflix fez um original com o título João de Deus – Cura e Crime.
- Série documental de 6 episódios
- Disponível atualmente no Globoplay
4. Manhunt: Unabomber
A série narra a história do terrorista norte-americano Theodore Kaczynski (o Unambomber), responsável por deixar três mortos e 23 feridos após enviar pacotes explosivos pelo correio, entre 1978 e 1995. Com inteligência acima da média e doutorado em matemática, Kaczynski atacou pesquisadores, professores e executivos. Os alvos eram escolhidos de acordo com uma complexa ideologia desenvolvida pelo assassino. A investigação levou aproximadamente 20 anos e só foi concluída através dos esforços do FBI.
Além de narrar a caçada a um criminoso, os roteiristas tocaram em questões íntimas ao dedicar alguns episódios à vida do Unabomber, humanizando o personagem de forma brilhante. Em Manhunt Unabomber aprendemos sobre ciência forense, linguística, evidências, mandatos de busca e gatilhos da mente humana.
- Série de 8 episódios
- Disponível atualmente na Netflix
5. Eu Terei Sumido na Escuridão (Título original: I’ll Be Gone in the Dark)
A minissérie aborda a investigação sobre o “Assassino de Golden State”, responsável por 50 invasões residenciais seguidas de estupros e outros 12 assassinatos entre o final dos anos 70 e início dos anos 80, na região de Sacramento, capital do estado norte-americano da Califórnia. Se trata de uma busca obsessiva da autora Michelle McNamara de fazer justiça em nome das vítimas.
A minissérie é baseada no livro homônimo da autora Michelle McNamara. Que também é autora do blogue True Crime Diary e do podcast Crime Scene, em que contava as histórias dos crimes. Em 2018, dois anos após a morte de Michelle, o criminoso ganhou, finalmente, uma identidade – Joseph James DeAngelo, e foi enfim preso.
- Minissérie documental de 6 episódios
- Disponível atualmente na HBO Max
6. The Staircase
Acidente ou assassinato? A série acompanha o caso e o julgamento de Michael Peterson, acusado de assassinar sua esposa, Kathleen Peterson, uma executiva, engenheira e filantropa, depois que o corpo da mulher é encontrado aos pés de uma escada de sua casa em 2001.
A quantidade de sangue ao redor do corpo era assustadora. Para os investigadores, os fatos falavam por si: não se tratava de um acidente. Uma semana depois, o marido – o jornalista e escritor Michael Peterson – é preso. Anos depois, porém, continua a não haver certezas acerca do veredicto a que o júri chegou anos antes. “Será que o fez?”
- Série documental de 13 episódios
- Disponível atualmente na Netflix
7. Don’t F**k With Cats: Uma Caçada Online
A série acompanha as investigações lideradas por um grupo de ciberativistas tentando descobrir a identidade de um homem que matou dois gatinhos em um vídeo, porém as coisas escalonam muito rápido para um caso muito mais grave.
Diferente de outros documentários, os protagonistas da narrativa não são os detetives oficiais encarregados do caso, mas sim as pessoas comuns que assistiram ao vídeo e tornaram a busca pelo assassino um objetivo de vida.
- Minissérie documental de 3 episódios
- Disponível atualmente na Netflix
8. Night Stalker: Tortura e Terror
A minissérie conta a história de um dos mais notórios serial killers dos EUA. No verão de 1985, Los Angeles foi atingida por uma onda de calor recorde, junto de uma série de assassinatos e agressões sexuais que, a princípio, pareciam não estar relacionadas. As vítimas incluíam homens, mulheres e crianças, com idades entre seis e 82 anos. Além disso, vinham de diferentes bairros, raças e classes sociais.
Um jovem detetive chamado Gil Carrillo e o lendário investigador de homicídios Frank Salerno se uniram para identificar o culpado e prendê-lo antes que cometesse mais crimes. Enquanto os dois trabalhavam incansavelmente para solucionar o caso, a mídia seguiu o exemplo deles e instaurou o pânico na Califórnia. A partir de entrevistas e imagens de arquivo, a série documental mostra todo o processo de captura, bem como o julgamento do tal “monstro noturno”.
- Minissérie documental de 4 episódios
- Disponível atualmente na Netflix
9. Cena do Crime – Mistério e Morte no Hotel Cecil
Elisa lam era uma turista canadense de 21 anos que se hospedou no Cecil Hotel no centro de Los Angeles em fevereiro de 2013. Semanas depois, após desaparecer, seu corpo foi descoberto na caixa d’água do telhado do hotel. No entanto, imagens das câmeras de segurança flagram o momento em que Elisa aparece sozinha, desesperada e desorientada, dentro do elevador do Hotel, como se estivesse sendo perseguida por alguém – ou por algo.
- Minissérie documental de 4 episódios
- Disponível atualmente na Netflix
10. O Caso Evandro
A série conta a história por trás de um dos crimes mais intrigantes do Brasil, a partir do podcast criado pelo jornalista Ivan Mizanzuk. Em abril de 1992, o menino Evandro Ramos Caetano, de 6 anos, despareceu misteriosamente em Guaratuba, no litoral do Paraná. Dias depois, seu corpo foi encontrado em um matagal da cidade, sem vários órgãos, com mãos e pés amputados. Elementos como vingança, infidelidade conjugal, conspiração política e rituais satânicos marcaram a investigação do caso, que também ficou conhecido como As Bruxas de Guaratuba.
- Série documental de 9 episódios
- Disponível atualmente no Globoplay
MENÇÃO HONROSA – Mindhunter
A história acompanha dois agentes do FBI na década de 1970, que entrevistam serial killers na esperança de ajudar a resolver outros assassinatos.
Mindhunter chegou à Netflix em 2017 e ganhou sua segunda temporada em 2019. Queridinha dos prêmios, a série é estrelada por Jonathan Groff, Anna Torv, Holt McCallany e Stacey Roca. A história é baseada em um dos primeiros criadores de perfis criminais de assassinos seriais, John E. Douglas, acompanhando a rotina e o trabalho dos agentes do FBI Holden Ford (Groff), Bill Tench (McCallany) e a psicóloga Wendy Carr (Torv) ao longo das décadas de 1970 e 1980.
A série foi inspirada no livro O Primeiro Caçador de Serial Killers Americano de John Douglas e Mark Olshaker.
- Série documental de 19 episódios divididos em 2 temporadas
- Disponível atualmente na Netflix
E aí, gostou da lista? Já conhecia os títulos? Deixe nos comentários! E para ficar por dentro de todas as novidades de jogos, música, filmes e séries, acompanhe o Multiverso+ nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.
Leia também:
Charlie Cox é confirmado como Demolidor no MCU
“Um Crush Para o Natal”, da Netflix, crítica com spoiler
House of Gucci | Crítica com spoilers
Comentários
De Game of Thrones a Grey's Anatomy, de Breaking Bad a Harry Potter. Bruna é maratonista profissional de filmes e séries, leitora feroz e aspirante a fotógrafa. Produtora de conteúdo e graduada em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi.