O BLAST R6 Major de Montreal chegou ao fim no último domingo (17) com a…
Tudo que você precisa saber sobre Tendinite nos esports
Tendinite é uma palavra que dá medo em alguns atletas de esports e jogadores casuais. Mas podem ficar tranquilos, que a tendinite não é esse bicho de 7 cabeças que todo mundo pensa, pois, se for tratada adequadamente, o atleta pode estar voltando as atividades normalmente.
Curiosidade: O que os leigos chamam de tendinite tem o nome técnico de tendinopatia. Na verdade, tendinite não é uma inflamação no tendão, e sim uma lesão que ocorre no tendão.
Função
Antes de falar sobre a tendinite, é bom entender o que é o tendão. O tendão é uma estrutura fibrosa, pouco elástica, porém, o tendão é bem resistente. Além de ligar o músculo ao osso, o tendão tem a função de transmitir a força da contração muscular, para o osso onde ele está inserido.
Partes do corpo que possuem tendão
- Ombro
- Cotovelo
- Punho
- Dedo
- Quadril
- Joelho
- Tornozelo
Mecanismos de lesão: O que evitar para não gerar lesão
Existem vários jeitos de lesionar mecanismos de lesão de um tendão, mas trazendo para a rotina de esports, acontecem de 3 maneiras:
- O tendão é bem resistente, mas ele é resistente para suportar um estímulo único de força, porém, se o tendão for submetido a cargas repetidas de força, ele estará mais vulnerável a lesão, então movimentos repetitivos intensos, por longos períodos são um dos mecanismos de lesão. E isso podemos observar nos cliques no mouse e teclado, nos movimentos do mouse.
- Quando uma parte das fibras do mesmo tendão está tensionada e a outra parte está muito frouxa. Então a sobrecarga gerada nesse tendão não fica bem distribuída. Podemos observar isso em jogadores que ficam jogando com uma má postura, como por exemplo, ombros projetados muito para frente e o braço muito esticado.
- Quando o tendão fica em atrito com alguma estrutura óssea, um exemplo clássico, são jogadores que usam o teclado na posição diagonal e não na horizontal.
Sintomas da Tendinite
- Dor local, que piora com o movimento
- Rigidez
- Fraqueza no membro afetado
Tratamento para tendinite
Como vocês leram, o mecanismo causador da lesão do tendão pode ser variável, ou seja, não é todo tendão que vai se machucar igual. Então, o tratamento tem que ser baseado na causa, e não apenas no sintoma da dor. Então, fazer aquecimentos, fazer o repouso necessário, reeducação postural, fortalecimento muscular de forma correta são as formas de tratar uma tendinite.
Mas por favor busque ajuda profissional para realizar o tratamento, não tente fazer por conta própria, pois pode acabar na realidade piorando o quadro se não for feito da forma correta.
E para ficar por dentro de todas as novidades da cultura pop de jogos, música, filmes e séries, acompanhe o Multiverso+ nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.
LEIA TAMBÉM:
CBLoL 2020: paiN na ponta e Santos volta a ganhar
Circuitão: Aegis brilha e RED Kalunga se isola na liderança
Comentários
Pioneiro na Fisioterapia de esports no Brasil.
Além de esports, curto futebol, NFL e NBA.