História da Pentakill, primeira banda do LoL | Multiverso+

História da Pentakill, primeira banda do LoL

Muito antes de K/DA e True Damage dominarem a cena musical de League of Legends, a primeira investida da Riot Games no mundo da música veio com a banda Pentakill. Formada por cinco campeões na época de lançamento, a banda de heavy metal nasceu como uma ideia da mente dos fãs e hoje está consolidada como um marco na história do jogo e da música.

A banda surgiu apenas como skins inspiradas nas roupas de membros de bandas de rock, com as primeiras sendo lançadas em 2010 para Mordekaiser e Sona, com a Riot completando a banda nos anos seguintes, com skins para Yorick, Karthus e Olaf. Assim, a criatividade dos fãs criou tours para a Pentakill, onde a banda realizava shows por todo universo do game.

Smite and Ignite (2014)

Com isso, a Riot Games viu uma oportunidade de ouro para dar seus primeiros passos dentro do mundo musical. E após anos de planejamento, a empresa lançou o primeiro EP da banda, chamado de Smite and Ignite (Golpear e Incendiar, em português).

O EP de estreia contou com grandes nomes como Jørn Lande (ex-Masterplan), ZP Theart (ex-DragonForce, Skid Row) e Tommy Lee (Mötley Crüe), garantindo alto nível para as oito músicas. Smite and Ignite foi muito bem recebido pelos jogadores e ouvintes do gênero, mas sofreu algumas críticas por ter muitas músicas instrumentais.

A primeira investida da banda foi tão bem recebida, que a Pentakill marcou presença na Grande Final do CBLOL 2015. O show de abertura para o duelo entre paiN Gaming e INTZ no Allianz Parque contou com a primeira performance ao vivo de músicas presentes no EP, com o próprio Jørn Lande nos vocais.

II: Grasp of the Undying (2017)

Após o primeiro EP, a Pentakill ficou alguns anos no silêncio, mas a banda não foi esquecida pelos fãs. Mas o tempo que a banda passou sem novidades foi compensado em 2017, quando a campeã Kayle se uniu ao maior grupo de metal de Runeterra.

A campeã foi anunciada como parte da banda no lançamento do clipe Mortal Reminder (Lembrete Mortal), canção em que ela não canta, mas aparece ao fim do clipe. Confira:

O novo álbum contava com dez músicas, em sua maioria com os icônicos vocais de Jørn retornando para interpretar Karthus e a recém-chegada Kayle ganhando voz por Noora Louhimo. Grasp of the Undying (Aperto dos Mortos Vivos) foi ainda mais bem recebida do que o EP de estreia da Pentakill, o que garantiu um retorno para a banda no futuro.

O hiato e retorno da Pentakill

Depois de 2017, o grupo entrou em uma espécie de hiato, com a Riot Games optando por explorar outros gêneros em seu universo musical. Durante esta pausa da banda de metal, a desenvolvedora lançou dois novos grupos: o K/DA, focado no k-pop, e o True Damage, mais voltado para o rap.

Os fãs da Pentakill ficaram sem novidades até o ano de 2020, quando um retorno da banda foi anunciado. Marcado para o Mid-Season Invitational daquele ano, o terceiro álbum do grupo chegaria em breve aos ouvidos dos fãs.

Mas por conta da pandemia, o retorno foi adiado. Assim, a banda só voltou a figurar nos holofotes em 2021, quando apresentou uma música inédita na cerimônia de abertura do Mid-Season Showdown, a final do Primeiro Split da LCS.

A apresentação foi criticada pelas interrupções mas, acima de tudo, os fãs gostaram de ver a banda retornar com direito a música Last Stand.

Apesar de a nova canção agradar, a Riot não a publicou nas plataformas oficiais, indicando a pretensão de realizar um grande evento de divulgação do terceiro lançamento da banda. O que nos leva ao mais recente rumor sobre a Pentakill.

Durante a última edição do LoL PLS, quadro no YouTube do League of Legends, a produtora executiva Safelocked falou sobre o evento Sentinelas da Luz e disse que a história contará o último ato de Runeterra contra Viego e a Ruína. Nas palavras em inglês, a expressão “último ato” é falada como “last stand“, justamente o título da canção revelada pela banda em sua última aparição.

Isso significa que o novo álbum da banda pode ser lançado durante o próximo evento do LoL, mas isto se trata de apenas um rumor. A Riot Games não confirmou a data de lançamento do novo álbum da Pentakill.

E para ficar por dentro de todas as novidades de jogos, música, filmes e séries, acompanhe o Multiverso+ nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Leia também:

Baiano lança marca de hambúrguer delivery

Wild Rift: Riot apresenta o Season Start

Belas Maldições vai ganhar uma nova temporada

Comentários

Pindamonhangabense, sonserino, filho de Hades, baterista e futuro jornalista.

"O poder do vento está sob o seu comando" - Janna

João Pedro Ribeiro

Pindamonhangabense, sonserino, filho de Hades, baterista e futuro jornalista. "O poder do vento está sob o seu comando" - Janna