skip to Main Content

Shazam!: Crítica

E finalmente o filho de ouro da falecida Fawcett Comics ganha seu primeiro filme! Shazam chega aos cinemas com um filme digno desse clássico herói dos anos 40, com ação, aventura e heroísmo na medida certa.

Shazam1.jpg

MAS ANTES DA CRÍTICA, UM POUCO DE HISTÓRIA

Shazam, ou como no original Capitão Marvel, é um herói tão antigo quanto o Batman, mas que por questões jurídicas acabou sendo esquecido. Criado em 1839 na Fawcett Comics, Capitão Marvel conta a história de como o jovem Billy Baston ao gritar a palavra mágica SHAZAM! vira um super-ser adulto com as habilidades de seis seres, um para cada letra da palavra:

S: Sabedoria de Salomão

H: Força de Hércules

A: Vigor de Atlas

Z: Poder de Zeus

A: Coragem de Aquiles

M: Velocidade de Mercúrio

Sendo uma estória simples, porém muito atrativa, o pequeno grande herói criou uma rápida identificação com o público majoritário de leitores de quadrinhos de super heróis da época (10 – 14 anos), o que fez as vendas da HQ crescerem rapidamente ao ponto de passar os quadrinhos número um da época: Superman. Entretanto isso chamou a atenção da DC, que ao analisar o herói do concorrente entrou com um processo de plágio contra a Fawcett Comics, que no fim acabou sendo considerada culpada pela justiça estadunidense e forçada a parar a publicação das revistas do herói em 1953. Até 1973, quando a DC já com os direitos de publicação do Capitão Marvel voltou a lançar revistas do herói, o personagem ficou no limbo, tendo uma grande redução na sua popularidade e sendo apenas lembrado esporadicamente em revistas de outros heróis, e inclusive foi nesse período de 20 anos que a Marvel Comics adquiriu os direitos sobre a marca “Capitão Marvel” e lançou seu próprio herói com esse nome em 1967, e por causa disto quando a DC foi relançar o herói em 73 foi preciso adotar outro nome para a revista, e o nome escolhido foi Shazam!

Shazam2.jpg

OK, ENTENDI UM POUCO DO PASSADO DO HERÓI. MAS E O FILME?

Bem… o filme é excelente!

Shazam é um filme de herói que respeita muito o personagem, mas não extrapola ao ponto de ser difícil de ver para quem não conhece nada do herói e nem tenta apresentar uma nova visão do personagem que vá contra ou desconsidere todo a bagagem que 80 anos de existência trazem. É um filme muito equilibrado que consegue apresentar bem quem é Billy Baston / Shazam e toda a realidade em que esse jovem herói está inserido.

A pegada do filme inclusive segue bem o foco que os quadrinhos de Shazam teve em sua origem no fim dos anos 30 e agora: é um filme voltado para o público infanto-juvenil, e com poucas cenas e mensagem que só uma pessoa mais adulta entenderia. Esse é um filme para agradar primeiramente crianças de 10 à 14 anos, e por tabela o público já mais velho de 16 para cima, e isso é muito importante de ressaltar. O filme não está preocupado em debater grandes temas como foi com Capitã Marvel, é um filme de uma criança que vira herói, só. Tudo o mais que o filme apresenta não é o objetivo do filme, e isso traz  para Shazam! um diferencial muito bom para o gênero. O filme é extremamente agradável e divertido, e quando falo de divertido nem me refiro ao humor do filme (que por sinal é muito bom) mas ao ato de ver o filme em si que é muito legal! É um filme que ele flui muito naturalmente durante sua duração, que ao chegar o fim difícil o expectador vai perceber que se passaram 2h 12min.

Quanto a atuação não há nada do que reclamar. Asher Angel e Zachary Levi entregam uma atuação excepcional como Billy / Shazam, Mark Strong fez um ótimo vilão como Doutor Silvana, e a família do Billy, especialmente Jack Dylan Graze que interpretou Freedy Freeman, são todos muito bons atores que entregaram ótimos personagens que se atêm muito fiéis ao material original. A ação do filme não é algo grandioso, mas também não se fazia necessário ser, e a escolha tanto da escala do combate à coreografia em si é muito assertiva, pois mantém todo o ritmo que o filme estava tendo, e inclusive os efeitos especiais seguem bem o que a ação fez. Se é necessário ressaltar algum ponto negativo do filme seria a trilha sonora, pois em um filme da DC que temos Superman, Batman e Mulher Maravilha com trilhas incríveis e memoráveis em seus filmes, a do Shazam ser bem mediana acaba sendo um ponto contra.

No mais Shazam! consegue entregar o que vinha prometendo: um filme de herói na sua mais pura essência. E por isso fica com uma nota 8/10 no grau de qualidade do Multiverso+.

E você? O que achou do filme desse pequeno grande herói? Escreva nos comentários sua opinião e siga o Multiverso+ nas redes sociais.

 

Comentários

Um historiador por profissão, que ama cinema e televisão e escreve por diversão.

Back To Top