O BLAST R6 Major de Montreal chegou ao fim no último domingo (17) com a…
CBLoL 2021: Novidades da temporada e para o futuro
Aconteceu nesta quinta-feira (14) uma coletiva de imprensa da Riot Games para fazer o levantamento do ano anterior, revelar os patrocinadores de 2021 e apresentar algumas novidades que aguardam os torcedores para o início da temporada do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL). Além disso, na coletiva foram revelados brevemente alguns dos objetivos para o futuro do campeonato.
Para começar, Carlos Antunes, Líder de Esports da Riot Games no Brasil, ressaltou como os números de 2020 são indicadores de que, mesmo com todas as adversidades enfrentadas, o CBLoL segue em crescimento e com média de picos de audiência simultânea de 338 mil espectadores ao longo do campeonato.
“Esse resultado não é efêmero. Saímos (agora em 2021) de um ponto muito mais forte com a torcida, com mais satisfação e compromisso de manter essa experiência que viabiliza a liga”, afirmou Antunes, que explicou um pouco da “receita de bolo” para o sucesso e crescimento visando o futuro: “Como liga existem desafios que temos que cumprir na parte esportiva e na parte de negócios para que os próximos 10 anos tragam sucesso”.
De olho no CBLoL e Academy em 2021
O ano de 2020 trouxe diversos desafios para a equipe responsável pela transmissão do CBLoL, e não apenas a pandemia. Com a enchente que inundou os estúdios, a mudança de local para a On e-Stadium e em seguida foi preciso adaptar ao sistema de trabalho remoto. Dessa forma, o ano acabou pausando os planos de progresso da desenvolvedora.
Por conta disso, 2021 se tornou um ano de revisão e reinício para a Riot Games, com renovação de marca e buscando se reconectar com a comunidade com pioneirismo, inovação e proximidade, com foco no longo prazo.
Pensando nisso, a Kit Kat se une aotime de patrocinadores do CBLoL ao lado de Gillette, Dell, Redbull e Mastercard. E neste ano a premiação total ganhou reforço, aumentando de R$ 400 mil do ano anterior para R$ 516 mil nas duas etapas de 2021.
Formato
Além disso, foi implementado o sistema de franquia, que permite vaga a mais dois times em relação aos anos anteriores. Agora, com 10 times, o torneio traz um novo formato de disputas MD1 em dois turnos e 5 jogos por dia de transmissão e torna a competição mais emocionante ao permitir que até o 6º colocado tenha chance de se recuperar e chegar nos playoffs. Confira o calendário completo.
Novos Casters
Para conseguir lidar com tantos jogos, somando CBLoL e Academy, a equipe de casters cresceu. A equipe foi pensada não apenas visando o público já fiel do CBLoL, mas também incorporando diversidade e garantindo a inclusão do novo público que está tendo o primeiro contado com o League of Legends graças a entrada de novas organizações já consolidadas em outras modalidades.
ACABOU O MISTÉRIO! Chega mais pra conferir quem são os Casters da Temporada 2021 do #CBLOL e do #CBLOLAcademy. ????
Matéria completa ???? https://t.co/IfMRH2c2m3 pic.twitter.com/bLfBkqZdrD
— CBLOL (@CBLOL) January 13, 2021
“(Com os casters), temos investimento em fonoaudióloga, reunião de pauta, discussão do que vai no ar, tudo para aumentar imersão. Buscamos expandir em novas vozes, novas visões e novos talentos – quando falamos que assumimos um compromisso, isso acontece de diversas formas. Vamos ser mais eficientes e mais ágeis, assim provocamos os atuais e os novos aprendem – é o próprio conceito do Academy expandido”, afirma Antunes.
Vale lembrar que a existência da franquia permite pela primeira vez a mudança de foco para o longo prazo, tão necessária a região. O planejamento de longo prazo só tem a contribuir positivamente para o cenário com investimento desde a base, com formação de novos talentos em diversas áreas e pode ser percebido mais de perto com a chegada do novo torneio Academy.
Dando start
Sobre a estreia neste sábado (16):
“Vamos preparar algo para as boas-vindas da nova audiência, mas pretendemos entregar a novidade que a comunidade já nos cobra para ser cada vez melhor, então temos que ser rápidos para integrar esse novo público”, afirma Antunes.
De olho no futuro
Antunes afirma que há planos de incluir um formato de maior acessibilidade nas transmissões. Porém, isto ainda está sob estudo e provavelmente deve ser iniciado nos programas mais editoriais para ser testado em um ambiente mais controlado antes da novidade ser levada para as transmissões dos torneios.
Outra novidade que a comunidade vem perguntando e cobrando também foi citada na coletiva: torcida presencial. O líder de esports afirma que “esse ano não parece viável qualquer mudança de infraestrutura”, até por conta da pandemia. Porém, torcida presencial é algo que está nos planos reais para a partir de 2022. Antunes ressalta que isso é algo que ainda precisa ser planejado, mas afirma que a Riot Games quer permitir essa experiência diferente.
E para ficar por dentro de todas as novidades de jogos, música, filmes e séries, acompanhe o Multiverso+ nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.
Leia também:
Entrevista+: Aedrons fala de suas origens e manda recado para a comunidade
M+ Podcast 50: Bate-papo com Schaeppi sobre CBLoL 2021 e mais
CS:GO: MIBR anuncia sua line feminina
CS:GO: MIBR contrata danoco e quarteto da BOOM
Comentários
Produtora de conteúdo de entretenimento com mais de 5 anos de experiência na área. Estou sempre de olho no mundo em tudo que acontece nos universos de cinema, séries e games para trazer o melhor conteúdo para vocês.