Em preparação para o lançamento do novo game SONIC X SHADOW GENERATIONS, SEGA está lançando…
Os Últimos Dias de Gilda: Crítica da série com spoilers
Os Últimos Dias de Gilda é a nova minissérie do Canal Brasil baseada numa obra criada originalmente por Rodrigo de Roure como um monólogo para o teatro.
Na trama, Karine Teles vive Gilda, uma mulher livre, no mais amplo sentido da palavra, e cada capítulo mostra como o comportamento da protagonista incomoda muita gente ao seu redor. A atriz principal da série, Karine Teles, já havia interpretado Gilda no teatro em 2018, reinterpretado por Karine Teles nos tablados e para o criador e diretor da série, Gustavo Pizzi, o roteiro mudou muito.
Ana Carbatti, atriz que interpreta uma amiga de Gilda, afirmou na coletiva de imprensa da série que Os Últimos Dias de Gilda é um projeto necessário nesse momento.
“A adaptação foi muito legal. A maneira como o Gustavo e a Karine utilizaram os elementos essenciais do texto da peça e trouxeram para a atualidade. O espetáculo de teatro é um solo, só a Gilda falando, mas é interessante como abriram e trouxeram novas personagens para a trama, algumas até que eram faladas no texto original”, disse Carbatti.
A série mostra o dia a dia de Gilda e os conflitos que seu estilo de vida gera em uma sociedade conservadora que, em teoria a abraça e gosta dela. Gilda precisa ser forte para conviver com preconceitos religiosos
Em meio a narrativa, Gilda mostra como a culinária é importante para ela e ainda dá dicas de receita. Dessa forma, momentos importantes acontecem em volta da mesa de refeições, o coração da casa.
Personagens
A série é pesada e mostra a todo momento como a intolerância mexe com a vida das pessoas. Principalmente do alvo. Entretanto, também revela que podemos escolher se queremos permitir que ela nos abale.
Sobre a questão, Antonio Saboia comenta: “A Gilda é a única pessoa com a qual ele (Wallace) consegue ser vulnerável. Ela consegue desarmar esses caras porque não tem julgamento, não tem pressão. Existe um carinho, amor e leveza muito grande. Os homens não sentem o peso de ter que ser homem perto dela.”
“Eu e a Karine trazemos uma leveza, uma possibilidade de realização de sonho, de viver na paz, na alegria, que eu acho que é o retrato de tanta gente que vive no nosso país. Gente que vive na pobreza, em estado de sítio, mas ainda assim conseguem um espaço de respiro. É muito bonito ver a trajetória dessas pessoas tentando lutar contra esse sistema opressor e autoritário, mas mantendo a força, a leveza e a energia”, disse Ana.
A personagem de Julia Stockler, Cacilda, representa o posto da personagem da Ana. Ela é a intolerância. É como se o pilar dessa comunidade viesse nela. Ela olha a Gilda e não consegue abraçar essa mulher, que é pura luz pois enxerga apenas o que acredita ser errado nela. Todavia, é interessante ver o atrito entre elas e como a relação das duas vai sendo modificada. A generosidade da Gilda e a sororidade que surge por enfrentarem um mesmo adversário quando a milícia toda a região pesam bastante.
“A gente precisa dar voz ao feminino. Essa força que é tão silenciada, escondida e pouco representada que precisa sair, então pra mim é uma missão. É algo que eu decidi que quero contribuir dentro das minhas limitações para que os femininos venham a luz”, afirma Karine Teles.
“Se a gente conseguir contribuir de alguma maneira acrescentar alguma coisa nessa discussão do mundo que a gente tá vivendo hoje, já é uma coisa muito grande. Você pode fazer mal a alguém com seu discurso, você pode matar alguém com seu discurso. A gente precisa tentar se colocar no lugar do outro”, disse o diretor Gustavo Pizzi.
Os Últimos Dias de Gilda possui 4 episódios e a série está sendo exibida às sextas-feiras, às 22h30. Além disso, a minissérie está disponível nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay.
E para ficar por dentro de todas as novidades de jogos, música, filmes e séries, acompanhe o Multiverso+ nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.
Leia também:
The Weeknd cobra explicações do Grammy e diz que premiação é corrupta
The World Ends with You tem sequência anunciada
Nova Temporada de Non Non Biyori ganha data de estreia
Comentários
Produtora de conteúdo de entretenimento com mais de 5 anos de experiência na área. Estou sempre de olho no mundo em tudo que acontece nos universos de cinema, séries e games para trazer o melhor conteúdo para vocês.