skip to Main Content
Zeca sentado em sua mesa na biblioteca da escola

Crítica: O Dia que te Conheci revela um recorte do cotidiano

O Dia que te Conheci é uma comédia romântica nacional de trama simples, que não se prende à jornada do herói. O ponto forte da história está na identificação do coditiano, que é revelado através do olhar do diretor André Novais Oliveira.

Na trama, Zeca é um bibliotecário de uma escola que tem muita dificuldade de acordar para trabalhar. Ele perde o emprego e uma colega de trabalho chamada Luisa lhe dá uma carona, que acaba desencadeando em uma história de amor. A conexão do casal é mostrada na tela de forma natural e envolvente.

A dupla principal do filme é composta pelos atores Renato Novaes e Grace Passô, que já trabalharam juntos no filme “Temporada”. Agora, eles se reencontram nesta comédia que embora o trailer traga um ritmo mais acelerado, o filme em si não tem pressa de se desenvolver. Cada momento é vivido e saboreado pelo diretor com um olhar único. Parece que estamos realmente assistindo a vida cotidiana, sem cortes, sem floreios, sem manipulação do olhar.

Na grande maioria das cenas, a impressão que passa é que os atores não precisaram decorar palavra por palavra de um roteiro, mas sim saber suas linhas gerais e improvisar a partir daí. Para isso, o diretor usa muito de planos abertos sem cortes nos longos diálogos, que fluem de tal forma que até parecem improvisados, assim como a vida.

Zeca e Luisa analisando a receita médica dela sentados no sofá da sala da casa dele
O Dia que te Conheci (Divulgação)

A cenografia é um show a parte. A casa de Zeca é cheia de detalhes. Cada item tem seu propósito. Há diversos itens curiosos, mas todos são essenciais para compor o sentimento aconchegante de um lar brasileiro.

E sendo bem honesta, se você é fã de filmes ágeis, com montagens complexas e história focada em um obstáculo e sua superação para progredir, esta trama não é pra você. Este longa se preocupa muito mais em trazer uma visão do cotidiano como ele é, quase sem corte e evitando aceleração da montagem. Por isso, há momentos que seriam cortados em outras histórias para trazer dinamismo, já que não acrescentam nada à evolução da trama principal. Mas estas cenas aqui acrescentam humanidade para trazer cor e a imprevisibilidade da vida cotidiana.

O Dia que te Conheci vai desembarcar nos cinemas no dia 26 de setembro após uma temporada de festivais, onde foi exibido e premiado. O longa-metragem já conta com Entrevues Belfort 2023, Mar del Plata IFF, Mostra Internacional de Cinema, Festival de Brasília e Festival do Rio no currículo.

O Dia que te Conheci
Lançamento: 26 de setembro de 2024
Diretor: André Novais Oliveira
Elenco: Grace Passô e Renato Novaes

Comentários

Produtora de conteúdo de entretenimento com mais de 5 anos de experiência na área. Estou sempre de olho no mundo em tudo que acontece nos universos de cinema, séries e games para trazer o melhor conteúdo para vocês.

Produtora de conteúdo de entretenimento com mais de 5 anos de experiência na área. Estou sempre de olho no mundo em tudo que acontece nos universos de cinema, séries e games para trazer o melhor conteúdo para vocês.

Back To Top